Nas Conversas na galeria do IMS, artistas e críticos de arte, entre outros especialistas, participam de conversas gratuitas e abertas ao público que acontecem nos próprios espaços expositivos, estimulando o debate em contato com as obras.
Para a exposição Rio: primeiras poses foram convidados os seguintes palestrantes:
Sergio Burgi – 5 de maio, às 17h
Sergio Burgi é Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles e curador da exposição Rio: primeiras poses.
Joaquim Marçal – 25 de junho, às 17h
Joaquim Marçal é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, onde idealizou e coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias de d. Pedro II, hoje inscrita no programa Memória do Mundo, da Unesco. Doutor em história social (IFCS-UFRJ), é professor do Departamento de Artes & Design e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, e do curso de pós-graduação lato sensu Fotografia & Imagem, da UCAM. É autor de livros e ensaios sobre a história da fotografia e do design, e curador de exposições.
Maria Inez Turazzi – 23 de julho, às 17h
Maria Inez Turazzi é historiadora e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Seus estudos se concentram na área de Artes, com ênfase em história da fotografia e história do Rio de Janeiro, iconografia brasileira e preservação do patrimônio no Brasil.
Margareth da Silva Pereira – 22 de agosto, às 17h
Margareth da Silva Pereira é arquiteta, urbanista, historiadora e professora do PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ. Seus estudos tratam de arquitetura, urbanismo e paisagismo, com foco no Rio de Janeiro.
Jorge Luiz Barbosa – 24 de setembro, às 17h
Jorge Luiz Barbosa é geógrafo, doutor em Geografia, professor da Universidade Federal Fluminense e fundador do Observatório de Favelas.